Cães não são robôs!

Conviver com cães é um privilégio! Perceber os sentimentos deles, compreender um olhar…
São seres cheios de vontade própria. Decidem que rumo tomar, onde deitar, com que brinquedo brincar, de quem ser amigos e mais uma infinidade de coisas.
Não acho que o cachorro deve se comportar como uma “ferramenta eficiente” perdendo  autonomia, a espontaneidade. O importante é ensinar a ele como se comportar para obter o que deseja, ou seja, se o que é permanecer na sala de TV a noite toda em meio a família, basta que se mantenha tranqüilo, permitindo que as pessoas descansem sem ser importunadas.
Quando o cão aprende quais os comportamentos que lhe garante fazer aquilo que deseja, passam, espontaneamente, a oferecer com maior freqüência o comportamento desejado pelos tutores.
Não é justo querer que o seu cão não pule em você para ganhar biscoito se não o ensinou que é permanecendo sentado e quieto que obtém a guloseima.
Manter um cão como um belo brinquedo de controle remoto, além de opressor, também é um tanto artificial.
Vários comportamentos naturais da espécie são desaprovados por nós humanos. Só que dentro da linguagem canina trata-se de um comportamento totalmente aceitável.
Imagina como o seu cão se sente quando vai te recepcionar todo empolgado e feliz, e por isto pula em você deixando-o profundamente irritado ao ponto de dar – lhe tapa no nariz?
Muito melhor é não demonstrar alegria, nem corresponder a referido comportamento, mas logo que o cão acalmar dar-lhe o carinho almejado!
A idéia não é passar o dia treinando o seu cachorro com repetitivos exercícios: senta! Deita! Senta! Deita!…
Que tal aproveitar os momentos de interação para ensinar algo, reforçar aquilo que já tenha ensinado ou apenas manter os exercícios que já está claro para o seu cão? Aqui reside o grande segredo!
O cão que você escolheu para conviver é o seu amigo! Ele não é um bem material do qual você pode fazer o que bem deseja. Se optou por ter um companheiro, então tenha com ele a melhor das relações e com todo o respeito e carinho que um grande amigo merece.
Muita coisa tem que melhorar, e começar pelo respeito às demais espécies e formas de vida é um belo começo!

Deixe um comentário

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.

Subscribe to our creative news & articles We will be emailing you the updates.
Inscreva-se.


pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese