11 de abr de 2018

Exercício de FICA para uso no diário


Já ensinou o seu cão o exercício do FICA ?


Considero o exercício de Fica um dos mais importantes que temos que ensinar aos nossos cães e cães dos nossos alunos. É este exercício que vai possibilitar realizar uma série de ações do nosso dia a dia, ações que facilitam o convívio com essa espécie maravilhosa.

Posso citar uma série de exemplos:
Manter o cão em um local definido na chegada de pessoas, manter ele esperando enquanto precisa realizar alguma ação, aguardar na recepção do veterinário, sair com o carro pelo portão, ser examinado pelo veterinário, manter-se calmo na sala enquanto assistem um seriado na TV, te acompanhar em um ambiente #petfriendly …

Nossa, eu poderia escrever uma lista gigante, mas acho que já consegui destacar alguns bem importantes.

Se esse exercício apenas for ensinado mas não for inserido em ações que se assemelham ao uso real o cão não saberá executa-lo, vai ficar limitado a realiza-lo apenas quando o treinador ou tutor estiver posicionado com corpo em pé e diante dele. Cães precisam passar por generalizações em seus treinos para que saibam como se comportar nas situações diárias nos mais variados contextos. Infelizmente, percebo uma imensa falha por parte de profissionais quanto ao ensino e preparo do seu real uso.


No vídeo acima, a educadora canina Lia Yamashita com o seu cão Otto - https://www.instagram.com/liayamashita/ , São Paulo\SP. A Lia é aluna do Programa Mentoria Profissional.

Informações: contato@educadoracanina.com.br

Postar um comentário