1 de set de 2015

Day Care em Florianópolis, o que esperar?


Quando você leva o seu cão para passar o dia em um Day Care (ou creche canina como também é chamado), o que espera que aconteça à ele?
Eu lhes faço essa pergunta, e gostaria que refletissem bastante.
O objetivo é promover o bem-estar através de atividades coordenadas que estimulem os cães em seus sentidos, amplie o nível de socialização de cada indivíduo e ainda ensine regras de convivência canina que reflitam também nas interações com os humanos, correto?

Resposta: Deveria ser, mas não é isso que acontece na maioria das creches para cães no Brasil. Virou moda! Dá lucro! Basta gostar de cachorros, ter uma casa, encher de cães e fazer "fotinhas" bonitas e ou abraçando os cãezinhos.

O serviço deveria ser realizado de maneira profissional mas tem sido feito por
 A-MA-DO-RES.

Ou, o objetivo é se livrar do seu cão colocando-o em um "amontoado de cães", sem critério algum ou compatibilidade de comportamento, sem direcionamento e onde o estresse negativo é fator presente e o bullying é uma prática corriqueira, e que no final das contas, irá resultar em um cão cansado no final do dia e que a “olhos leigos” será confundido com um cão que teve “belas” atividades na creche canina a que frequentou?


Pense bem! Pois este é um risco com forte probabilidade de acontecer, e bem difícil de evitar se considerarmos as opções deste serviço na realidade brasileira. 

Como são estruturados e coordenados os centros de recreação atualmente no Brasil, em especial na cidade de Florianópolis\SC onde trabalho e resido há mais de 6 anos, é algo preocupante, e até revoltante sob o ponto de vista de uma educadora canina como eu.

Até pouco tempo atrás, encaminhava os meus alunos que precisavam do serviço (considero que Day Care seja um serviço de manutenção, pois deve ocorrer ao longo da vida do cão, durante o ano) para frequentarem creches caninas de maneira que gastassem energia e ampliassem a socialização, no mínimo.

Pois bem! Ocorre que na maior parte das creches não há um profissional habilitado em educação canina, acreditam? O serviço em maioria é feito apenas por uma pessoa que recebe a atribuição de “recreador”, sem a menor qualificação profissional. Mas como? Em muitos, nem há supervisão integral, acreditam? É a mais pura "Casa da Mãe Joana"!!

Tem outro problema também! 

Algumas, até possuem treinadores envolvidos mas que utilizam metodologia ultrapassada, punitiva. O que isto quer dizer? Que o seu cão será confiado a uma pessoa que usará punição e repressão a comportamentos que considere negativos, infringindo traumas e até mesmo aumentando a reatividade no seu cão. Isto, inclusive, já aconteceu com alunos meu.

E tem mais! Outra possibilidade é de delegar o seu cão a um profissional que acaba de entrar no mercado, totalmente inexperiente e que, mesmo que cheio das "melhores das intenções", não tem a menor experiência em lidar com grupos de cães, não sabendo ao menos fazer a leitura da linguagem canina. "Corajoso" quem entrega o cão a um local assim!

A situação é de chorar! Ou de rir?

Digo isto, pois sei todos os reflexos que os pontos elencados acima geramno comportamento de um cão. E em muitos casos, serão sequelas por toda a vida!

Eu cansei de “assistir isso de camarote”, e foi justamente este um dos motivos que me levaram a assumir a coordenação do Day Care no Petcare Center.

Para terem uma ideia, quando comecei o ciclo de reuniões com os proprietários da empresa (e sim, foram várias reuniões para acertarmos todos os “ponteiros”, pois os meus critérios são extremamente altos, e não me privo de destacar isto) uma das primeiras coisas que questionei à eles foi:

“Vocês querem, mesmo, eu como coordenadora do Day Care sabendo que trabalho pelo bem-estar dos meus clientes caninos acima de qualquer lucratividade?”

A resposta a esta pergunta, bem como, a todas as demais foi: SIM!

Feito isto, agregamos as nossas marcas, imperando a minha filosofia e metodologia de trabalho para oferecermos um serviço de alta qualidade e nos tornarmos referência em recreação direcionada de cães, seguindo o legado da minha trajetória profissional, vale destacar.


Se quer saber mais sobre o nosso Day Care Educativo (e este é o primeiro de Florianópolis a incluir no cronograma o ensino de Boas-Maneiras e modelagem comportamental), entre em contato conosco!

Emmanuelle Moraes
Postar um comentário