24 de ago de 2014

Quanto tempo você permite que o seu cão espere no Banho & Tosa ?


Uma nova visão sobre os serviço de Banho & Tosa ocupa a atenção das empresas e profissionais do ramo. Depois de muitos acidentes e problemas ocorridos dentro deste ambiente, e conscientes de que cães e gatos são hoje membros da família humana, a preocupação com o bem-estar dos pets está sendo o diferencial de algumas empresas e profissionais.


É fato que o ambiente provoca estresse nos animais que lá frequentam. Cães diversos, barulhos dos equipamentos, sons diversos, cheiros e o manuseio necessário provocam um turbilhão de emoções nos animais durante o processo de higiênização pelo qual passam. E se considerarmos que muitos dos cães que fazem uso do serviço não são socializados o suficientes, e nem mesmo preparados para o grooming, é possível ter uma melhor compreensão da situação.


Para ajudar o seu cão a não ficar estressado e ou com medo, e a passar pela experiência da melhor maneira possível, siga as orientações abaixo:


Deixe o cão no Banho & Tosa apenas pelo tempo necessário para ser realizado o serviço.


Nem todos os cães possuem condições emocionais de passarem mais tempo do que o necessário em gaiolas a espera de seus tutores. Além disso, pode ser desconfortável permanecer em um espaço pequeno e sem possibilidade de movimentar-se e fazer as necessidades fisiológicas. As gaiolas, locais onde os cães permanecem antes e após tomarem banho, são espaços pequenos e destinados apenas para acolherem os cães durante o processo, não para permanecerem lá por maior período de tempo.
O ideal é que entrem no Pet Shop para o banho e saiam logo após estarem prontos. Desta forma, além de minimizar o estresse ainda evitará  que a experiência se torne desagradável.
Os sons dos equipamentos e dos outros animais tornam o ambiente estressante e passível de pouco tempo de tolerância.
Opte por agendar o banho em um dia e horário que seja possível esperar ou que coincida com alguma atividade que tenha que fazer próximo ao Pet Shop e apenas durante o tempo do banho do seu cão. A melhor opção ainda é aguardar e acompanhar o procedimento.


Identifique se o seu cão está apto a fazer uso do serviço


Nem todos os cães possuem condições emocionais de fazerem uso do serviço. Se o cão é agressivo, medroso ou não consegue ficar longe do tutor, ele terá que passar por modelagem comportamental antes de frequentar o local. Através de técnicas positivas de Educação Canina é possível modificar a emoção que o animal sente em relação a determinada situação e torná-lo apto a fazer uso do serviço, inclusive, tornando a experiência muito agradável. Consulte um profissional positivo e devidamente qualificado para ajudá-lo.


Ensine o seu cão a gostar do Pet Shop


Depois de ter acertado na escolha do local e profissionais, leve o cão com regularidade Pet Shop apenas para passear e fazer associações positivas.
Leve petiscos e entregue aos atendentes, veterinários e banhistas. Peça para eles ofertarem ao seu cão assim que o animal se aproximar, e se ele já possui comandos de adestramento esta é uma excelente oportunidade de generalizar o treino.
Desta maneira, o cão passará a ver o local e as pessoas com “bons olhos”.  Associará o Pet Shop a um lugar onde encontra pessoas carinhosas e obtém guloseimas das quais gosta muito e não, apenas, a um local onde ele passa por um monte de procedimentos que provocam medo e insegurança (exames, vacinas, grooming…)

Em caso de nós no pelo opte sempre pelo corte


A estética deve vir sempre em último lugar, e o bem-estar sempre em primeiro. Se escovado com frequência, bem como a manutenção através de um plano de banhos, os nós serão evitados. Mas, no caso de serem formados nós, opte sempre pelo corte. Isto vai evitar sofrimento para o animal, e também que ele associe o banhista e o local a algo desagradável e  que lhe provoca dor e desconforto, podendo gerar medo e agressividade.


Mas, se a rotina de trabalho é apertada e o cão vai ter que esperar um pouquinho após o banho, deixar ossos defumados ou um kong recheado, além de uma manta limpinha para forrar onde ele vai ficar, vai ajudá-lo a se entreter e a ter maior conforto.


Cães que choram ou latem o tempo todo, além de não estarem se sentindo bem, ainda estressam o ambiente, refletindo no comportamento dos outros cães. Estes, não devem permanecer no Pet Shop por mais tempo do que o necessário para a realização do banho, e precisam de ajuda profissional para tonar o processo aceitável.


E mais, opte sempre por uma empresa comprometida com o bem-estar dos seus clientes. Observe a maneira como os animais são tratados pelos funcionários, se recebem carinho e atenção ou gritos e broncas. Esteja aberto para o feedback que a equipe e o veterinário lhe passar sobre o comportamento do seu cão. Profissionais sinceros e comprometidos nem sempre vão nos dizer coisas para nos agradar mas a verdade sobre os nossos cães. E, é justamente isto que vai diferenciar um bom profissional de outro qualquer.


(Este texto foi escrito para o Pet Shop Olhos Felinos e Caninos que recebe assessoria em bem estar animal.)


Emmanuelle Moraes
Educadora Canina Positiva Especialista em Comportamento Canino
Membro da The Association For Force Free Pet Professionals e representante nacional da Dante Dog Works - Lindsay, Ontário - CA.


Skype: emmanuelle.moraes
(48) 9994-8603 (Florianópolis/SC)

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