13 de abr de 2014

Saldo da semana


Saldo da semana

Em meio a toda a turbulência que envolve a vida de todos nós (ritmo acelerado, volume de trabalho, decepções, dificuldades…). Me deparo com essa bela imagem que retrata um momento especial para a família do Chico e, também, parte da realização de um sonho meu.
Eu tenho um sonho, aliás, eu tenho váaarios sonhos. Mas um deles é ver uma nova cultura em relação aos cães brasileiros. Quero vê-los sabendo se comportarem em locais públicos, quero vê-los se relacionando bem com outros seres da própria espécie, quero vê-los sendo compreendidos por seus tutores como a espécie que são e, como consequência disso tudo, quero vê-los mais ao lado de seus tutores, mais felizes e menos sozinhos em casa.
E, é para atingir esse objetivo que tenho direcionado a minha carreira por um caminho muito mais difícil de seguir do que tem sido feito por ai. Educar e treinar os donos, os tutores dos cães, e prepará-los para seguirem independentes e confiantes no processo de educação que é contínuo, por toda a vida de seus cães.
Seguir por esse caminho tem que ter pulso firme e muita bagagem para chamar à responsabilidade a família do cão, pois sim, são eles os meus alunos.
É necessário saber lidar com a desistência de muitos (sim, são muitos os que desistem), é abrir mão de uma fatia rentável do mercado que só quer pagar e nada quer fazer, que não se compromete, que quer o resultado sem ter esforço. É escolher trabalhar puramente com aquilo que se acredita, com quem se dedica, com a minoria.
Mas colher os frutos é ganhar os meus petiscos! (Eeee, petisco que me faz trabalhar muito para ganhar!!)
Os tutores do Chico começaram a educá-lo tão logo ele chegou ao novo lar. Através de uma consultoria, entenderam quais deveriam ser os primeiros passos neste processo. Depois, após estar com as vacinas em dia e com liberação médica para frequentar locais públicos, se inscreveram na Classe para Cachorros Filhotes.
Está surgindo uma nova geração de cães e tutores em nosso país. Não pensem que é fácil. Envolve muito comprometimento e consistência, mas certamente vale a pena e o resultado é este que vocês podem ver, cães educados e bem recebidos em locais públicos.

Parabéns aos meus alunos Leandro e Thais pela dedicação com o pequeno Chico !!

Postar um comentário