20 de set de 2013

Uso de medo e dor no adestramento\educação de cães

Observei o comentário feito por uma conhecida abaixo de imagem que a nossa Educadora Canina, a Elisangela Kintschner, postou com os instrumentos do treino positivo (01 clicker, 01 petisqueira e uma coleira gentil). Achei tão petinente o comentário dela, que resolvi escrever algo a respeito.
O comentário era o seguinte:

"Outro dia estava numa clinica veterinária e estava lá um rapaz q tinha levado seu cão pastor alemão capa preta liiiiiiiindo, super dócil... aí ele querendo exibir o cão, mandava ele sentar e ele estava cansado, ofegante e não atendeu de imediato o que o babaca estava pedindo..
Ele "sentou" a mão no fucinho dele, e quase avancei no idioota.. Ele disse que o ADESTRADOR MANDOU FAZER ISSO SEMPRE Q NÃO OBEDECER...cara, fiquei muito brava!! Falei pra ele: Isso é violência caraaa! Falei pra ele q ele precisa de um educador e não adestrador..sinceramente, ouço falar muito mal da maneira que adestradores "adestram" animais... sou a favor de educar, sem bater...revoltei e falei, PONTO FINAL. Maira Corona"

A Maira não é profissional do ramo de comportamento canino, acredito que nem estudiosa do assunto ela seja, porém, ela é uma pessoa que gosta muito de cães e possui muita sensibilidade também. O comentário dela é fruto da observação de uma pessoa comum e que, como qualquer pessoa com bom senso, sabe que bater em cães e os forçar a executar um exercício baseado em violência ou intimidação NÃO ESTÁ CORRETO!

Usar vioência no treino de cães (adestramento ou educação canina) é um sinal de que a pessoa não estuda o suficiente para usar técnicas positivas de treino e, muito além disto, a pessoa não tem nem ao menos sensibilidade, bom senso e respeito com cães.

Alguns "profissionais" deveriam, na verdade, ser considerados "torturadores" de cães.
Fuja de profissionais que utilizam punições (tapas, enforcadores, trancos, colar de choque...) !!
Uma pessoa não precisa ter conhecimento técnico para saber que usar qualquer forma de agressão, intimidação ou medo para "ensinar" um cão é algo que não está correto.

Emmanuelle Moraes

Postar um comentário