8 de mai de 2011

Dica Rápida - Chamar os cães no passeio

Recebi um e-mail de um amigo pedindo orientação para lidar com um "probleminha" que estava passando com os seus peludos na hora de "chama-los para irem embora do passeio".
Resolvi compartilhar a orientação aqui!

"Oi, Manu! Tô te incomodando outra vez para pedir uma dica:
É que levo os tres cães num campinho aqui perto de casa e solto eles por lá para correr e "pastarem" a vontade.Na hora de vir embora pra casa o Trupy e a Pretinha voltam para perto de mim e eu prendo na guia. Já a Kali foge sozinha para casa e no caminho vem comendo lixo das casas dos vizinhos. Tento fazer carinho quando ela me obedece e não ficar furioso em todas as vezes em que ela me desobedece, mas como é difícil...
Tem alguma dica para corrigir este comportamento dela? Ricardo"


Oi Ricardo!
Primeiro quero que entenda que não me incomoda, pelo contrário...
Eu não solto um cachorro se ele não obedece ao chamamento. Antes é preciso treinar bastante o "chamar" dentro de casa, no ambiente do cão onde os estímulos são controlados por nós e conhecidos dele, para então treinar em um local externo. Tem que treinar a chamada para poder usar no momento real!
Quando for treinar no referido "campinho", aconselho que simule vários chamamentos da seguinte forma:
Providencie uma guloseima para usar com eles e na hora em que estiverem soltos pegue e os chame afim de que venham até você. Recompense com o petisco e festas os que vierem e libere o cão de maneira que eles associem que vir até você, quando chamados, é bom e não sempre na hora de ir embora.
Normalmente os cães são chamados apenas na hora de ir embora e então associam o chamamento a ida para casa, quando não é o que desejam.
Treinando como eu disse, vai associar a algo bom e nem sempre será para ir embora.
Tente fazer e me diga como está que te ajudo na evolução do exercício para que não fique dependente do petisco e nem deixe de usá-lo antes da hora correta.
Espero ter ajudado!

Ricardo diz:
"Obrigado pela tua pacência e também pelo ótimo conselho!
Hoje de manhã voltei ao campo com os tres e também os bifinhos. Eu estava com medo porque em casa todos vivem a minha volta e tenho até dificuldade para caminhar. Mas fiz a turma sentar antes de receber o seu tanto de cada vez. Depois, para minha surpresa, bastou eu dizer para irem passear que todos foram. Na hora de voltar estavam todos a minha volta.
Agora a tarde pretendo repetir a técnica.
Fui muito econômico na descrição da situação porque tu já conhecia a minha turma.  
Obrigado mesmo!!! É complicado entender esta minha turma heterogênia."

Postar um comentário