23 de dez de 2009

Por que adotar um gato?



Por que ter um gato de estimação?? 

Muita gente, quando resolve ter um animalzinho de estimação, logo pensa em um cãozinho e a idéia de ter um gato passa longe.
Acontece que nem todos têm o perfil de um bom tutor de cães. Os cães são animais mais sociáveis do que os gatos e precisam mais da interação com sua família humana.
Não devem viver presos em um canil, em correntes ou isolados no fundo da casa. Criar um cachorro implica em ter tempo para interagir com ele, tempo para passear diariamente e ainda espaço suficiente, estímulos mentais, dentre outras coisas mais.

Já um gato é mais simples. São mais independentes e, assim, podem passar mais tempos sozinhos São animais mais higiênicos, que podem viver em ambientes menores, como por exemplo, em apartamentos.
Quando educados desde pequenos, usam com facilidade a caixinha de areia (local onde fazem suas necessidades fisiológicas) e também podem passar mais tempos sozinhos enquanto seus "pais" humanos trabalham.
O maior inconveniente dos felinos são as ninhadas indesejadas, pois as fêmeas têm até quatro crias por ano. Mas para evitá-las e, como conseqüência direta evitar o abandono de mais animais, existe uma solução que só tem pontos positivos chamada: castração.
A castração também é indicada para a prevenção de doenças como tumores prostáticos, mamários e uterinos. Os animais castrados têm menor probabilidade de desenvolver comportamento agressivo e muitas vezes a castração é indicada com essa finalidade: diminuir a agressividade em cães e gatos.

Outro “mito” que atrapalha e muito a adoção de gatos são que pessoas ainda têm um pensamento primitivo e que, com ausência de contato com eles, acreditam que o gato é um animal “interesseiro” ou que "só se apega a casa onde vive"... Desconhecimento que em pleno ano de 2010 passa de ignorante para cômico.
Quem cria gatos sabe que nada disso é verdade e que, como todo animal, se o bichano for bem criado, com carinho e respeito, é super carinhoso e apegado à família humana. 
Se você se sente sozinho, ou se quer ter um animalzinho dentro de casa para alegrar a sua vida e não tem muito espaço, nem muito tempo para interagir, nada mais indicado do que um gato para animal de estimação.
Meus gatos atendem quando os chamo por seus nomes. São inteiramente ligados a mim e meus cães. Chegando a dormir juntos e ainda brinco, "Sorte de quem tem um gato Preto!"

Amor e Luz!